sábado, 23 de abril de 2011

RESPEITE OS CICLISTAS.



Márcia Prado era uma ciclista que sabia como usar sua bicicleta em segurança nas ruas. Pedalava sempre na faixa da direita, na mesma mão dos carros, ocupando o espaço que lhe é de direito.
Em 14 de janeiro de 2009, Márcia foi morta por um motorista de ônibus irresponsável, que tirou sua vida covardemente em frente a este local, como punição pelo “crime” de andar de bicicleta na faixa da direita de uma avenida que tem outras três pistas disponíveis para ultrapassagem.
Ao fazer o que chamamos de “fina educativa” (passar perigosamente perto de um ciclista para ensinar-lhe a não pedalar na rua), a lateral do ônibus tocou no guidão de Márcia, que caiu entre as rodas do veículo pesado sem oportunidade de tentar escapar.
No dia seguinte, foi realizada uma homenagem neste local, com a presença de parentes, amigos e muitos ciclistas. Dois dias depois de sua morte, foi instalada esta bicicleta branca, numa homenagem conhecida no mundo todo como ghost bike.
TODOS SOMOS MÁRCIA
A bicicleta é reconhecida como veículo pelo Código Brasileiro de Trânsito, com direito de trafegar e prioridade sobre os automóveis. O CTB ainda obriga os demais veículos a ultrapassarem a bicicleta a uma distância de um metro e meio, como medida de segurança, algo que o motorista do tal ônibus obviamente ignorou.
Se você dirige, ao ver alguém em uma bicicleta lembre-se que ali está uma pessoa como você, com família e amigos, e ultrapasse a uma distância adequada. Aquele ciclista é alguém querido por outras pessoas, que pode ser o amor da vida de outro alguém, um filho querido, um pai ou mãe de uma criança pequena esperando em casa. Pense nisso.
Ciclistas são pessoas, não obstáculos.
Site: http://vadebike.org/

Nenhum comentário: